RELISE OFICIAL
Para discutir e encaminhar propostas, buscando maior participação da classe artística nos rumos das políticas públicas para a cultura no estado, é que se reúnem no próximo dia 28 em Natal, entre 9 e 17h, no auditório do Liceu das Artes – IFRN centro, os artistas, produtores, e demais interessados em debater e encaminhar proposições que visam contribuir de forma efetiva para o crescimento do setor, inclusive com o processo de criação da nova secretaria para a área.
Pela manhã o encontro abre oportunidade para que seja feito um exame sobre os novos rumos da cultura nacional, com a sanção do Plano Nacional de Cultura no final do ano passado, desmistificando os conceitos mais relevantes, aprofundando sua lógica, inserindo os agentes culturais potiguares cada vez mais nesse novo perfil para o qual avança a cadeia produtiva da economia criativa. Toda a articulação visa impulsionar artistas e outros principais interessados num movimento para integrar o estado do RN ao Sistema Nacional de Cultura (SNC), que tem como objetivo formular e implantar políticas públicas e democráticas junto à federação, estados e municípios, com a participação da população. Para debater esse e outros assuntos relacionados foram convidados Fábio Lima, diretor adjunto na gestão passada da FJA, a professora Maria Tereza, mestra em filosofia política e ex-secretária de cultura de S. Gonçalo do Amarante, Ilana Félix, produtora cultural e ex-assessora técnica da Funcarte, além de Paulo Laguardia, documentarista e sócio-fundador da ABDeC/RN, atualmente membro do conselho municipal de cultura da capital.
A outra etapa importante desse dia de trabalho será à tarde a reunião das diferentes linguagens artísticas organizadas (dança, música, teatro, literatura etc) que exporão cada uma as principais diretrizes do seu segmento, que representem as necessidades para a construção de uma política cultural para o setor específico. Junto aos pontos extraídos da última conferência estadual de cultura, o documento final do Fórum Potiguar de Cultura vai oferecer subsídios para futuros passos na direção de uma política compartilhada de ações como a criação do plano estadual de cultura, entre outros.
O Fórum Potiguar de Cultura é uma continuidade da ação do grupo Locau!, que desde 2008 vem discutindo perspectivas para a implantação de uma política cultural para o Rio Grande do Norte. A comissão de organização do evento é composta por Esso Alencar (grupo Locau!), Tatiane Fernandes (MAPA Realizações), Regina Cunha (ABDeC), Aluízio Matias (CDH) e Cláudio Rocha (arte-educador).
CONVOCAÇÃO GERAL
FORUM POTIGUAR DE CULTURA
Auditório do IFRN da Cidade Alta
28 de fevereiro - 9 às 17h
Av.Rio Branco, 753
Este é o momento para nos reunirmos, debatermos e propormos soluções propositivas, com o objetivo de ampliar a participação dos integrantes do setor cultural potiguar nas decisões das políticas públicas para a cultura no Estado do Rio Grande do Norte. Este é momento para que você que é produtor cultural, cineasta, músico, bailarino, coreógrafo, ator, gestor, diretor, designer, coordenador de ponto de cultura, professor, jornalista, artista, pintor, desenhista, enfim, todo aquele que contribui para a cultura potiguar deve atender à esta Convocação Geral do Forum Potiguar de Cultura.
É importante que cada um contribua de forma efetiva para o crescimento do setor cultural potiguar, inclusive analisando os discursos do novo Governo com relação à cultura, bem como o processo de criação da nova Secretaria de Cultura. Durante o encontro vamos oportunizar um amplo debate sobre os novos rumos da cultura, discutindo inclusive o Plano Nacional de Cultura. É importante analisar a relevância, bem como aprofundar o entendimento lógico destes novos conceitos. É preciso que tenhamos nosso Plano Estadual de Cultura. Temos que exigir que seja marcada e que realmente se realize a nossa Conferência Estadual de Cultura, bem como a Conferência Municipal de Cultura. Os agentes culturais potiguares precisam estar inseridos cada vez mais nesse novo perfil, para o qual avança a cadeia produtiva da economia criativa.
Este encontro conta com o apoio de várias entidades que congregam diversos profissionais da área cultural do Rio Grande do Norte. Cada prática social cultural terá a oportunidade para expor suas principais diretrizes. Qualquer que seja sua expressão cultural participe e traga sua bandeira. Venha colaborar com a versão final do documento do Forum Potiguar de Cultura, que junto com os pontos extraídos da última Conferência Estadual de Cultura, irá oferecer subsídios para que o Estado e a Sociedade Potiguar, num exercício de cidadania, caminhem juntos promovendo ações culturais criativas; abrindo novas frentes para a classe trabalhadora da cultura; injetando recursos que tornem viáveis projetos inovadores; e principalmente, resgatando a verdadeira essência da cultura potiguar: a que agrega conhecimentos, recupera a memória e os estudos, e nos faz refletir sobre nossa verdadeira identidade. Até lá!
OBS.: Cada segmento deverá levar para a plenária das linguagens temáticas entre 3 e 5 diretrizes que representem as necessidades para a construção de uma política cultural para o setor específico. Caso ainda não tenham discutido entre si os pontos a serem apresentados, o fórum vai abrir um período com GTs de cada área para que haja essa definição.
Comissão Organizadora
Esso Alencar Aluízio Matias Tatiane Fernandes Claudio Rocha Regina Cunha
Mais informações sobre o evento estão disponíveis na internet, no endereço www.forumpotiguardecultura.blogspot.com