II Fórum Potiguar de Cultura



O II Fórum Potiguar de Cultura será em 28 de fevereiro, exato um ano após o primeiro, que também se deu no auditório do IFRN Liceu das Artes, no centro da cidade, em 2011.

O Fórum Potiguar de Cultura é uma iniciativa da sociedade civil que envolve artistas, produtores, trabalhadores e demais agregados do setor, na perspectiva de elaborar e construir um panorama que venha subsidiar a permanente construção de uma política cultural em conformidade com as reais necessidades e inerências relativas aos que trabalham e militam nessa área.

Nesse sentido, na intenção de afinar-se com o atual processo, onde novos modelos de participação e gestão cultural estão sendo adotados e estabelecidos, o Fórum convidou a Secretaria da Economia Criativa, na pessoa de sua gestora, a Sra Cláudia Leitão, a se fazer presente para uma palestra e debate acerca do tema ao lado de Fábio Lima, representante regional do MinC para o nordeste. Pasta recente, a secretaria vem sendo implantada com a missão de dimensionar o perfil e o tamanho dos setores que envolvem o círculo criativo em desenvolvimento no Brasil, além de fomentar sua capacitação e crescimento, alinhada com parcerias e instituições que também tenham esse fim, dentro de programas como o Criativa Birô, aos poucos sendo implementado país afora. A gestora de cultura Cátia Lopes, do Sebrae/RN, um dos aliados dessa iniciativa nos estados, foi convidada para integrar esse momento por essa razão.

Também se fará presente a secretária extraordinária de cultura do estado, Sra. Isaura Rosado. Sua participação, ao lado de Rubens Passos aborda os fundos culturais como um vetor à participação cidadã, permitindo o acesso ao recurso público de forma mais democrática e transparente. E ainda, em outro momento da programação, o deputado estadual Fernando Mineiro e o vereador municipal George Câmara discutem a atuação do legislativo em defesa de uma política cultural para o RN.

Consta ainda entre estes horários uma etapa para o lançamento da versão impressa da Cartilha de Diretrizes para a Cultura do Rio Grande do Norte, em ocasião onde o fórum tematizará sua própria importância ou necessidade, sendo uma ferramenta oportuna para colocar-se como interlocutor dos setores artísticos, buscando uma atuação conjunta arquitetada e bem objetiva, seja dentro dos conselhos, nas comissões normativas, nas câmaras temáticas etc.

Conduzido por uma pequena comissão executiva integrada por Esso Alencar, Tatiane Fernandes e Lula Borges, o evento do Fórum Potiguar de Cultura vem sendo realizado para servir como um instrumento que influencie na construção de uma política cultural para o estado em sintonia com os parâmetros do Sistema Nacional de Cultura.



PROGRAMAÇÃO

8h30 – Credenciamento
09h – Abertura
9h30 – A Economia Criativa e sua Importância na Esfera Cultural
com Cláudia Leitão (chefe Secretaria da Economia Criativa),
Fábio Lima (representante regional do MinC para o nordeste)
e Cátia Lopes (gestora de cultura do Sebrae/RN ).
11h – Fórum Potiguar de Cultura: direções e compromissos
(lançamento versão impressa da Cartilha de Diretrizes para a Cultura Potiguar)
(escolha de representações setoriais para os encontros presenciais do FPC)
(aprovação do calendário de reuniões anuais do FPC)
12h – Almoço
14h – O Fundo Cultural como um Vetor à Participatividade;
c\ Isaura Rosado (Secultrn/FJA) e Rubens Passos, mediação Tatiane Fernandes
16h – A Atuação do Legislativo em Defesa de uma Política Cultural para o RN
c\ Fernando Mineiro e George Câmara, mediação Esso Alencar