grupo Locau! Dez Anos em 2008



UMA CAMPANHA CULTURAL
PELAS POTENCIALIDADES ARTÍSTICAS DOS NOSSOS LUGARES



grupo LOCAU!
Dez Anos em 2008

um mais um é dois.
mas um é mais um.



Para o tempo atual,
de conexões tão rápidas,
uma década parece uma distância imensa.

Em 1998 fiz uma articulação com outros artistas, àquela altura residentes todos em Natal, para juntos discutirmos uma pequena pauta com alguns pontos que diziam respeito ao nosso fazer artístico aqui na cidade. Nos encontros lembro bem das presenças constantes de Antônia e Carlos Zens, além de outras eventuais figuras, reunidos na academia Magma sob a acolhida generosa do amigo Flávio Ferreira.

Chegamos juntos a realizar algumas ações, entre as mais exitosas uma ‘jam-session’ anual reunindo músicos, compositores, pintores e outros artistas locais, a melhor delas e mais bem organizada tendo acontecido no extinto ‘Blecaute’, na Ribeira, em dezembro 1999. Já à época assinando a coluna ‘A Cena (pela) FEL’ no vespertino Jornal de Hoje, utilizava o veículo como um alimentador daquela proposta e divulgava ali as datas para os nossos encontros, assim como as novidades dos nossos passos.

Dentre os objetivos que queríamos alcançar estava um que de novo me moveu para reativar o grupo. E trata-se da realização de uma discussão acerca da (in)existência de uma política cultural para as artes potiguares, a ser feita por setores interessados numa agenda mais efetiva para os que trabalham nessa área.

“Política Cultural: Qualé a de Natal?”
Esse é o tema de uma discussão permanente que pretende aqui mobilizar a classe artística numa reflexão com o intuito de avaliar as estratégias dos vários setores envolvidos na construção do panorama cultural potiguar, visando discutir novos rumos e elaborar uma política planejada que resulte num maior êxito de suas ações.